Sobre o Jogo
- Desenvolvedor: Taito
- Publisher: SEGA
- Data de lançamento: 02/07/1988
- Outras Plataformas: Amiga, Amstrad CPC, Apple II, Atari ST, Commodore 64, DOS, FM Towns, Game Boy, Game Boy Color, Game Gear, J2ME, MSX, NES, Sharp X68000, Wii, ZX Spectrum
- Gênero: Arena Platform, Ação
- Tamanho: 256KB (2Mbit)
Bubble Bobble é um clássico dos arcades, e um dos precursores dos jogos de plataforma em arena, definido pela Wikipédia como Comical Adventure, e nos jogos mobiles como Arena Platformer. É um estilo de jogo muito bacana, razoavelmente comum nos arcades dos anos 80 e 90 e perfeito para partidas multiplayer. Bons exemplos deste sub-gênero incluem Snow Bros, Joe & Mac Returns e Super Crate Box. Na maioria destes jogos temos fases que cabem na tela toda, sem sidescrolling, e o objetivo é derrotar todos os inimigos para passar de tela. Houve jogos nesse estilo antes de Bubble Bobble, mas foi neste game que o gênero ficou popular.
Até dois jogadores podem encarar a aventura de Bub e Bob, dois garotos que passeavam pela floresta com as suas namoradas quando alguns monstros os cercaram e raptaram as garotas, transformando os pobres moleques em dragões que cospem bolhas. Mesmo estando enfeitiçados, Bub e Bob partem para a caverna onde estão os monstros, liderados pelo feiticeiro Super Drunk (Super Bêbado...não me pergunte), para resgatar suas amadas namoradas e encontrar uma forma de retornarem à suas formas originais.
Dica: Na primeira fase, evite tocar nos inimigos e apenas fuja deles até aparecer o fantasma. Após alguns segundos uma porta azul aparece, dando acesso a uma sala de tesouros e alimentos. |
Fofinho, mas muito marmanjo não zerou
Aprender a jogar Bubble Bobble é extremamente simples. Um botão atira as bolhas, enquanto que o outro pula. Para derrotar os inimigos, é preciso prendê-los em suas bolhas, e uma vez presos basta estourar as bolhas onde se encontram para destruí-los. Inimigos derrotados costumam deixar power-ups e itens colecionáveis como alimentos e cristais. Ao derrotar todos os inimigos de uma sala, você pode ir para a próxima. Fácil, né?
Dica: Em fases como esta onde há bolhas de água, procure chegar até o topo e estoure uma das bolhas. Com isso, a água limpará o estágio, levando com ela todos os inimigos. |
O jogo original já era bem difícil: o jogador tem que enfrentar 99 telas para enfrentar Super Drunk, o vilão supremo que raptou as garotas. Mas chegar lá não consiste em apenas sair derrotando os inimigos. Nos estágios mais avançados, é necessário usar as próprias bolhas como transporte para alcançar lugares altos, usar a direção da circulação de ar a seu favor para atirar bolhas e até mesmo explorar um "bug" que permite aos dragõezinhos passar pelas paredes. Lá pelo level 99, tem um item que apenas o Player 1 consegue alcançar, e caso ele não a alcance a tempo, o jogo entra em um looping retornando a alguns levels anteriores. Além disso, o verdadeiro final só é atingido quando se está jogando de dois! Caso o jogador tenha enfrentado tudo sozinho, no final as garotas evaporam e o jogo pede para tentar novamente com um amigo. Só faltou a cara do coolface para tornar a cena ainda mais épica!
Problem, single player? |
A versão japonesa tem uma vantagem, nela o jogo oferece dicas nas telas de game over, dicas do tipo "sabia que tem uma surpresa para quem chegar ao level X com 1000000 pontos?". Agora, sabe-se lá o porque a versão localizada teve esses textos removidos, o que é ridículo! Sem essas dicas, é impossível encontrar por conta própria esses itens, o que tira um pouco a diversão deste port. Eu mesmo costumo dar preferência a versão de NES e Arcade justamente porque naquelas versões posso zerar o jogo tranquilamente, sem a necessidade de truques e bastando apenas habilitar o segundo jogador quando o chefão final estiver nas últimas para ver o final verdadeiro.
Dica: cuidado com o inimigo de capuz branco, ele atira pedras assim que você estiver na sua mira. Pegue-o com a sua bolha assim que ele chegar ao solo, ou quando estiver de costas. |
Esses estágios são na verdade um set de telas mais difíceis que compunham uma versão especial do jogo de arcade, o Super Bubble Bobble. Na maioria dos ports é preciso digitar um código ou password para acessar esse set de telas, mas na versão do Master o jogador é obrigado a passar por essas telas para ver o final verdadeiro. E como se não fosse estressante o suficiente, é preciso encontrar mais 4 itens secretos nesse set de telas para chegar ao último nível do jogo. Tenso hein? Felizmente temos um sistema de password, mas boa sorte para encontrar os novos itens secretos sem dica nenhuma.
Conclusão
Bubble Bobble é um jogo que divertiu muita gente na época, sendo um verdadeiro clássico, mas infelizmente não envelheceu tão bem na minha humilde opinião. O level design é bem bizarro nos últimos níveis, afastando os jogadores menos hardcore, e a única música em constante reprodução pode irritar os jogadores ao ponto de fazer a orelha sangrar.
Mas isso tudo não seria um problema se o jogo fosse um pouco mais justo. A remoção das dicas para encontrar os itens foi uma mancada grave que tira bastante da diversão deste jogo. Se não fosse por isso, esta versão seria altamente recomendada. Mas sem um detonado por perto, é melhor carregar seu Dingoo com a versão do NES ou até do MSX que será bem mais divertido.Jogava muito com meu irmão, ehh tempos bons!! Mas caso tenha um detonado na mão e esteja disposto a encarar o desafio de encontrar os itens secretos, vá em frente e encare essa caverna infernal de Bubble Bobble do Master system. Para quem curte desafios de arrepiar os cabelos, esta é uma ótima opção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário